As modalidades de intercâmbio são:

  • Mobilidade: A Mobilidade acadêmica internacional possibilita o aluno cursar disciplinas da graduação em instituições estrangeiras conveniadas à UNIFEI. O aluno que realiza mobilidade tem um currículo diferenciado e mais preparado para o mercado de trabalho.
  • Brafitec: O programa consiste em projetos conjuntos de pesquisa entre a UNIFEI com parcerias universitárias no exterior em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.
  • EPS: é um programa oferecido por várias universidades europeias a estudantes do curso de Engenharia. Durante este programa, os alunos desenvolvem, junto a empresas europeias, um projeto supervisionado e realizado em equipe, com envolvimento de alunos de diversas universidades da Europa. Não são cobradas taxas para a participação no EPS, mas também não existe auxílio financeiro aos alunos. Anualmente, são ofertadas duas vagas aos alunos da UNIFEI. As vagas são para a Universitat Politècnica de Catalunya situada em Vilanova i la Geltrú. Informações adicionais sobre este programa, poderão ser vistas no link: https://www.epsevg.upc.edu/ca/eps.
  • ELAP: Promovido pelo Governo do Canadá, o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da América Latina e do Caribe realizarem intercâmbio em universidades do Canadá. O edital da UNIFEI realiza a primeira seleção dos alunos da Graduação e encaminha para a Universidade de Regina para concorrerem às bolsas do Governo Canadense.
  • INILATmov+: Projeto da Iniciativa Latinoamericana para la Internacionalización de la Educación Superior (INILAT), formada por seis países da região e suas respectivas redes de internacionalização – Argentina (FIESA-REDCIUN), Brasil (FAUBAI), Chile (Learn Chile), Colombia (RCI-ASCUN), México (AMPEI) y Perú (REDIPERÚ). Há várias opções de mobilidade presencial e virtual com disciplinas ofertadas em espanhol, português e inglês para diversos cursos de graduação e pós-graduação. Saiba mais sobre o programa e veja a oferta vigente em: https://www.learnchile.cl/INILATmov/.

As oportunidades de mobilidade acadêmica são divulgadas por meio de Editais publicados pela DRI nos meses de março e setembro. Cada universidade possui requisitos diferentes que devem ser observados pelo aluno em cada edital. Para aumentar a probabilidade de seleção, o programa é exclusivo para alunos de graduação devidamente vinculados à Unifei. Os alunos que participam desse programa podem realizar estudos em uma instituição estrangeira conveniada pelo período de 1 a 2 semestres acadêmicos ou obter o duplo diploma conforme o referido acordo.